Curso PratiCanvas: da Ideia de Negócio à Prática

Você tem espírito empreendedor?

Está sempre pensando em como começar ideias de negócios sem gastar muito tempo e dinheiro?

Ou está tentando buscar formas inovadoras para substituir negócios existentes?

Se você respondeu “sim” para uma essas perguntas, o Curso PratiCanvas é para você!

A história do Curso PratiCanvas

Meu nome é Fabrício e junto com o Alexandre, vamos lhe apresentar o Business Model Canvas, ou Canvas de Modelo de Negócios.

Um método inovador e simples para você colocar suas ideias de negócio em prática, que vai evitar que você desperdice milhares de reais.

Antes, preste bastante atenção nesta foto:

Ao final do texto, você vai entender por que ela tem tudo a ver com empreendedorismo.

Nós acumulamos anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos produtos usando esse fantástico método em grandes empresas e queremos compartilhar com você nosso conhecimento.

Com o método que vamos lhe mostrar, você vai poder fazer como a startup Owlet, que usou o Canvas para conceber e validar um produto que idealizaram.

Encontramos a Owlet quando buscamos um estudo de caso que fosse da área biomédica para uma palestra que fizemos na empresa B Braun.

A Owlet foi a vencedora de 2013 da Competição Internacional de Modelos de Negócios (International Business Model Competition).

Kurt Workman e Jordan Monroe, seus fundadores, começaram como muitos empreendedores: tiveram uma ideia e queriam criar um dispositivo para a medição de sinais vitais que gerasse menos desconforto para pacientes e enfermeiros.

Aqui mora um dos grandes mitos do empreendedorismo: para ter sucesso, basta ter uma ideia de um produto ou serviço, fazer um plano de negócios bem detalhado, imprimir, encadernar e colocar em prática.

Seguindo esses passos, seu sucesso seria garantido!

Mas cuidado! Na maior parte das vezes, isto é uma grande mentira!

Estudo da Serasa Experian apurou que entre janeiro e outubro/2016, 1.702.958 empresas foram criadas no Brasil.

É o maior resultado do período desde 2010!

O estudo concluiu que este movimento ocorreu por causa do empreendedorismo de necessidade, fruto do alto desemprego e das dificuldades econômicas do país.

A triste realidade, porém, é que 60% desses negócios fecharão antes de completar 5 anos.

Se a fórmula do sucesso fosse apenas ter um plano de negócios detalhado e executá-lo, esses números certamente seriam diferentes.

A grande questão é que, para fazer um bom plano de negócios, normalmente precisamos de um consultor especializado.

No mínimo, de um curso aprofundado se a gente quiser escrever o plano com nossas próprias mãos.

Quem fatura com isso? Os consultores e os cursos de planos de negócios.

E quanto faturam? Alguns milhares, ou até dezenas de milhares, de reais!

Não estamos dizendo que um plano de negócios não serve para nada…

Na visão de Alex Osterwalder, cocriador do Business Model Canvas, planos de negócios são ótimos para contextos em que há um conhecimento prévio sobre o problema e a solução, e o desafio está na execução do plano — como a construção de uma nova fábrica ou uma expansãoda força de vendas, por exemplo

Porém, são horríveis quando se trata de inovação e novos empreendimentos, em ambientes de alta incerteza.

Segundo Osterwalder, eles aumentam o risco do fracasso.

Isso mesmo: aumentam o risco do fracasso!

Você já vai entender o porquê.

Agora, voltando ao estudo de caso da Owlet…

Primeiro, eles formularam a hipótese de que o dispositivo tradicional para a medição de sinais vitais gera um desconforto para pacientes e enfermeiros, porque tem uma usabilidade ruim.

Assim, criaram uma Proposta de Valor para esses Segmentos de Clientes, fizeram uma pesquisa que confirmou o reconhecimento da proposta de valor, e pensaram em entregá-la usando os hospitais como Canais.

Porém, ao conversar com administradores de hospitais, ou seja, as pessoas que pagariam pelo produto, todos recusaram a ideia: ela representaria mais custos e, para eles, não havia “dor” com a solução atual.

Foi aí que ficou claro para os fundadores da Owlet que os usuários da solução podem ser um público diferente dos clientes pagantes do modelo de negócios.

E nenhuma solução, por mais brilhante que seja, se sustenta sem um sólido modelo de negócios…

Este aprendizado aconteceu em apenas 1 semana e representou um custo zero para a empresa!

Você já pensou se eles tivessem começado por um plano de negócios para a primeira ideia que tiveram?

De cara, teriam gastado muito tempo e dinheiro para fazer o planejamento. No mínimo, uns 2 ou 3 meses.

Nesse período, estariam vivendo um sonho, escrevendo belos resumos executivos, selecionando as palavras, a concordância verbal, nutrindo uma esperança de que tinham um excelente negócio em mãos, como se fosse a grande chance da vida deles.

Provavelmente, estariam confinados, isolados do mundo, fazendo pesquisas e mais pesquisas para coletar dados e criar projeções de venda, esmiuçando planilhas eletrônicas, criando cenários A, B, C…

Se eles tivessem o discernimento e a frieza de fazer um plano de negócios realista, talvez descobrissem depois dessas semanas de dedicação e expectativa que o negócio não era viável.

Mas o que normalmente acontece é que o empreendedor se apaixona pelo seu negócio e acaba sendo parcial nos números, que quase sempre mostram que há viabilidade — ou, no mínimo, esperança.

Aí é o pior dos cenários.

Pensando que “com o plano de negócios pronto, basta executar que o sucesso virá”, você acaba se tornando refém do tal planejamento.

Ainda que a realidade se mostrediferente do planejado (que é o que acontece na maioria das vezes em novos negócios), você tende a ficar preso ao plano de negócios, ao invés de se adaptar ao mundo real que está vendo.

Além disso, entra também um apego pessoal: você gastou muitas horas para escrever seu adorado plano de negócios ou talvez até tenha contratado uma consultoria para escrevê-lo.

Portanto, você vai resistir em admitir que seu plano de negócios está errado, ou melhor, que você errou.

Vai evitar jogá-lo fora, pivotar e explorar novos caminhos para fazer da sua ideia um negócio real e lucrativo.

Uma boa alternativa para inovar e empreender é o uso do Business Model Canvas e da metodologia Lean Startup.

Michael Schrage, do MIT, diz que “uma ideia testável é melhor do que uma boa ideia”.

Quando você não tem conhecimento ou histórico prévio, e a incerteza sobre sua ideia de negócio é alta, é preferível testar rapidamente e de forma interativa, até que você tenha evidências suficientes de que os segmentos de clientes realmente querem sua proposta de valor e que seu modelo de negócios é lucrativo e escalável.

Esse é o segredo dos empreendedores de sucesso que poucas pessoas contam: ter um modelo de negócios lucrativo e escalável.

Não é apenas a ideia, o produto, a solução, os clientes, etc… nada disso isoladamente conduz ao triunfo.

É a dinâmica das relações entre esses elementos que gera um modelo de negócios de sucesso!

Vamos ver, então, como a Owlet usou o Canvas para evitar o fracasso e construir um produto brilhante.

Após o feedback dos administradores de hospitais, Workman e Monroe resolveram pivotar e pensaram em resolver o problema da Síndrome de Morte Súbita Infantil, internacionalmente conhecida como SIDS.

Basicamente, seria a mesma solução inicial, porém desta vez num formato de tornozeleira, que se comunicaria sem fios com um retransmissor que alertaria os pais e, além disso, enviaria comunicadospara seus smartphones.

O Modelo Canvas mudou completamente: a proposta de valor passou a ser proporcionar paz de espírito a pais e mães de bebês.

Workman conta que eles identificaram dois principais tipos de risco: o de mercado e o tecnológico.

O primeiro diz respeito à aceitação do mercado para a solução imaginada: ela é viável comercialmente?

Já o segundo é sobre a capacidade de se construir o produto concebido.

Eles priorizaram mitigar o risco de mercado e fizeram uma pesquisa com 105 mães que confirmaram a hipótese formulada.

É interessante que Workman reconhece que era uma validação prematura, mas que era um forte sinal de que estavam no caminho certo.

E é exatamente essa a proposta do Canvas de Modelo de Negócios: não é uma ferramenta absolutamente precisa, que vai abordar todos os detalhes da estruturação de um negócio, com precisão de centavos, mas é um instrumento extremamente simples, prático e eficaz para você aprender rapidamente.

Voltando ao estudo de caso da Owlet, seu primeiro MVP (Produto Mínimo Viável) foi um site e um vídeo ilustrando como seria o produto (que, naquele momento, nem existia ainda).

A repercussão foi espetacular e inesperada, reforçando a validação da hipótese de que havia uma dor à espera de uma solução.

Esta etapa do aprendizado custou US$220 e levou 2 semanas de trabalho.

Monroe conta que eles pensavam que o canal para a entrega da proposta de valor ainda seria os hospitais, mas após conversar com pediatras e mães, entenderam que o melhor canal seria o de lojas varejistas.

Ao analisar a estrutura de custos, eles concluíram que o preço de venda do produto deveria ser em torno de US$200, mas ficaram na dúvida se realmente o produto criaria um valor igual ou superior, para o cliente, a esses US$200.

Uma pesquisa feita com mães também confirmou que elas esperavam pagar algo em torno de US$92 pelo produto.

Então, primeiro chegaram até a pensar que o Relacionamento com os Clientes seria sob forma de aluguel do produto, ao invés de venda.

Mas, foram numa loja da Babies”R”Us e conversaram com uma atendente que explicou que havia uma grande variedade nos preços de produtos para bebês, e que os mais vendidos estavam mesmo na faixa de US$200.

Para confirmar, eles ligaram para 33 outras lojas de produtos para bebês e obtiveram a mesma informação.

Com isso, resolveram refazer a pesquisa com as mães, perguntaram “Qual o valor máximo que você pagaria?” e obtiveram esses resultados:

Além disso, fizeram um teste A/B no site, com 1130 participantes, colocando diferentes valores para testar a elasticidade do preço do produto junto ao mercado e aprenderam que o preço que maximizaria os lucros era o de US$299.

Portanto, a relação com os clientes seria realmente de venda.

Esta etapa custou US$30 e durou 3 semanas.

E assim eles seguiram formulando hipóteses, validando boa parte delas e invalidando algumas, até que chegaram à versão final do produto:

Ao invés de uma tornozeleira, criaram uma meia.

Ao invés de um sistema de alertas para os pais, para evitar uma exigência do FDA, órgão americano responsável pela proteção e promoção da saúde pública, usaram a técnica de design thinking “E se…” e optaram por um rastreador de saúde infantil.

Toda essa jornada fantástica de empreendedorismo e aprendizado para gerar um produto certo para o mercado custou apenas US$1.150 e levou aproximadamente 5 meses.

As avaliações dos clientes comprovam que o método Business Model Canvas evitou um provável fracasso e permitiu construir um produto de sucesso e duradouro!

Agora, imagine se eles tivessem começado por um plano de negócios?…

Não, é melhor não imaginar!

O Business Model Canvas habilita você a:

– empreender e inovar com menos riscos e mais segurança

– ativar a criatividade, experimentando suas ideias com técnicas fáceis e práticas

– representar de forma simples e estruturada, em 1 página, como sua ideia vai criar e entregar valor para seu cliente, assim como quais serão suas receitas e custos para fazer o seu negócio funcionar

– ir da ideia de negócio à prática, seguindo um método seguro e eficaz

No Curso PratiCanvas, você aprende tudo sobre o Business Model Canvas e seus nove blocos com os principais elementos de um empreendimento

Conteúdo do Curso PratiCanvas

Aula 1) Inovação e Conceitos

Falamos sobre inovação e conceitos essenciais na modelagem de seu novo negócio ou na transformação de um negócio já existente

Você conhecerá a metodologia Lean Startup, criada pelo empreendedor Eric Ries, cujo foco é a eliminação das incertezas através do aprendizado contínuo, utilizando o círculo de retorno (feedback loop) Construir, Medir e Aprender

Aula 2) Visão Geral do Canvas

Esta aula explica como o Canvas foi criado, seu objetivo e dá uma visão geral dos nove blocos que o compõem

Aula 3) Segmentos de Clientes

Definem as pessoas ou as organizações que você quer atender

Aula 4) Proposta de Valor

A razão pela qual os seus clientes vão preferir a sua empresa. São os benefícios que criarão valor para os seus clientes, por meio do seu conjunto de produtos ou serviços

Aula 5) Canais

Você aprenderá a escolher bem os seus Canais para proporcionar uma excelente experiência para o cliente e ainda maximizar a sua receita

Aula 6) Relacionamentos com Clientes

Você vai entender e descrever os tipos de relacionamento que você pode estabelecer com os Segmentos de Clientes do seu Canvas

Aula 7) Fontes de Receita

Você verá como identificar a geração de receita que sua empresa vai obter de cada Segmento de Cliente do seu Canvas

Aula 8) Recursos-Chave

Os recursos indispensáveis para a entrega da Proposta de Valor aos Segmentos de Clientes

Aula 9) Atividades-Chave

Aqui você vai entender e descrever no seu Canvas as atividades mais importantes para o seu modelo de negócios funcionar

Aula 10) Parceiros-Chave

Você dificilmente vai fazer o seu modelo de negócios funcionar sozinho, principalmente se estiver começando

Quais são as perguntas que você deve se fazer ao pensar em seus Parceiros-Chave?

Quais os tipos de parceiros e os principais motivadores para você buscar parcerias?

Aula 11) Estrutura de Custos

Nesta aula, você vai identificar os principais custos para operacionalizar o seu modelo de negócios

Aula 12) Estudo de Caso Airbnb

Você vai desvendar o Business Model Canvas do Airbnb, uma empresa que está mudando a forma como as pessoas se hospedam durante suas viagens.

Você também vai conhecer a história de criação do Airbnb, que é bem interessante!

Aula 13) Estudo de Caso Peixe Urbano

Como o ex-líder de compras coletivas redirecionou sua atuação para ofertas locais (promoções).

É um ótimo exemplo que ilustra a importância da resiliência na vida do empreendedor

 

As aulas do Curso PratiCanvas são compostas de vídeos curtos e objetivos, em que explicamos cada conceito e damos exemplos que ajudam a fixar seus princípios

Você poderá praticar após cada aula e temos uma comunidade fechada de alunos, para você trocar experiências e tirar dúvidas com seus colegas

O Curso PratiCanvas Funciona? Veja os Depoimentos de quem já fez o Curso PratiCanvas

“Muito bom! Achei o curso rápido e de muito valor com bons diferenciais. Foi ótimo usarem exemplos diferentes e regionais, não só Uber, Airbnb, etc. A consultoria ao final é muito importante para mim, por exemplo, para levar os meus casos e trocar essa ideia. Me surpreendi positivamente pela curta duração e objetividade das aulas. Os bônus foram sensacionais, principalmente o quadro de validação, com exemplos de vocês. Fiquei pensando que eles dois até valem um curso à parte, pois existe pouco material sobre eles e só em Inglês. Para mim são os principais e por onde começar mesmo. Como tem os exemplos dos cursos de vocês para mim ficaram muito bons.”
Pedro Grillo – Empreendedor, Arquiteto e UX Designer

“O Curso PratiCanvas me surpreendeu positivamente. Eu já conhecia a metodologia, porém a forma como o treinamento foi montado me impressionou. Está bem prático e simples. Gostei do tempo de duração de cada módulo, a conexão entre os módulos e dos exemplos práticos apresentados. Um diferencial também, para mim, foram as indicações de material de apoio com as explicações do propósito de cada material. Parabéns aos autores e idealistas desta iniciativa!”
Danilo Fernandes – Gerente de Engenharia

Com o conhecimento e as ferramentas que você vai aprender e colocar em prática com o Curso PratiCanvas, você recuperará facilmente seu investimento, pois evitará desperdiçar seu dinheiro e tempo em coisas desnecessárias.

Atenção: Vagas Limitadas!

O Curso PratiCanvas tem vagas limitadas para mantermos a qualidade do atendimento aos alunos, pois fazemos um acompanhamento bem próximo do progresso de cada participante.

Quanto Custa o Curso PratiCanvas?

Você agora deve estar se perguntando qual o investimento do Curso PratiCanvas.

Ele é o resultado de muitos treinamentos que fizemos, livros que estudamos e vários anos de vivência prática no desenvolvimento de produtos digitais.

Com o conhecimento do Curso PratiCanvas, você não vai desperdiçar milhares de reais e centenas de horas num plano de negócios que será de pouca serventia para os seus primeiros passos.

Usando a metodologia do Business Model Canvas, você terá mais chances de sucesso e evitará torrar seu patrimônio em hipóteses não-validadas ou ações desnecessárias.

Você poderá triunfar como empreendedora e entenderá que insucessos controlados fazem parte do processo e a levam na direção certa.

Você não passará vergonha escondendo cada erro, acumulando-os como uma bola de neve, até o ponto em que se tornem ingerenciáveis e representem seu fracasso total.

Você vai extrair valiosos aprendizados de cada um deles.

Afinal, você quer empreender com mais segurança e com mais chances de sucesso?

Você quer criar negócios com pouco investimento financeiro?

Você quer ter seu próprio negócio sem contratar consultores para montarem um plano de negócios complicado?

Bônus do Curso PratiCanvas

Você também vai ganhar 3 bônus espetaculares ao se matricular no Curso PratiCanvas hoje:

1) Canvas da Proposta de Valor: uma ferramenta para você mergulhar na mente de seu cliente e descobrir exatamente o que ele pensa

2) Canvas de Hipóteses e Testes: um guia para você testar suas hipóteses e seguir com segurança rumo à vitória

3) Exercício Prático e Mentoria Online: uma consultoria de 30 minutos com a gente para trocarmos ideias sobre seu Canvas e você aumentar seu nível de retenção de conhecimento

Se fôssemos cobrar o preço de cada módulo separadamente, o Curso PratiCanvas poderia facilmente custar:

– Módulo Básico (Inovação, Business Model Canvas, Estudos de Caso, Referências e Materiais Complementares): R$ 97,00.

– Bônus Canvas da Proposta de Valor: R$ 147,00

– Bônus Canvas de Hipóteses e Testes: R$ 147,00

– Bônus Exercício Prático e Consultoria Online: R$ 270,00

Total: R$ 661,00

Mas a gente quer estimular o empreendedorismo com chances de sucesso no Brasil

Afinal, para dificultar já basta a conjuntura econômica e os impostos 🙂

O seu investimento no Curso PratiCanvas é de apenas R$ 170,00 !

Este valor vai retornar para você como economia logo nas primeiras ideias de negócio que você colocar em prática.

É a forma mais inteligente de você investir R$ 170,00.

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Quero Empreender Gastando Menos Tempo e Dinheiro

Após a confirmação do pagamento, você receberá acesso a todo o conteúdo do curso diretamente em seu e-mail.

Se o pagamento for feito em cartão de crédito, o acesso é imediato.

Você se lembra desta foto?

O Alexandre é o mais baixo jogador de basquete do time masters do Vasco da Gama.

Ele contornou sua baixa estatura desenvolvendo outras habilidades para praticar o esporte durante toda sua vida.

A resiliência é uma das características mais importantes do empreendedor.

Pode pesquisar a biografia de vários empreendedores — praticamente todos eles falharam antes de conseguir o sucesso.

Falhar faz parte do processo de empreender.

Com o Curso PratiCanvas, você vai aprender a representar seu Modelo de Negócios em 1 página, para consultar com facilidade sempre que quiser, e utilizá-lo para orientar suas decisões sobre o seu negócio.

Um método bastante simples e eficaz para ajudar você a tomar as decisões certas.

Garantia Incondicional do Curso PratiCanvas

Nós acreditamos tanto nos benefícios que a metodologia que ensinamos traz para você que queremos eliminar todo o seu risco ao se inscrever no Curso PratiCanvas.

Oferecemos uma garantia incondicional de reembolso de 15 dias.

Se você achar que o Curso PratiCanvas:

– não apresenta de forma clara e didática seu conteúdo

– não ajuda você a colocar suas ideias de negócio em prática de forma simples

– não fez com que você economizasse pelo menos o seu próprio valor de investimento

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Dúvidas Mais Frequentes sobre o Curso PratiCanvas

Agora vamos apresentar as 7 principais dúvidas dos novos alunos do Curso PratiCanvas e suas respostas.

1) Por quanto tempo posso acessar o material curso?

Você poderá acessar o material do curso por tempo ilimitado para progredir na velocidade mais adequada para você.

2) Posso acessar o curso no smartphone?

Sim, você pode acessar no celular e também no tablet ou computador, no dispositivo mais cômodo para você.

3) Quantas vezes posso assistir cada aula?

Você pode assistir cada aula quantas vezes quiser, sem limites.

4) Posso assistir as aulas em qualquer ordem ou preciso seguir uma sequência?

A gente recomenda primeiro seguir a sequência montada, mas você pode assistir em qualquer ordem, sem problemas.

5) As aulas já estão todas disponíveis ou serão liberadas aos poucos?

O módulo básico já está 100% disponível. Os bônus são liberados após o período da garantia. Assim que sua confirmação de pagamento for processada, a liberação de seu acesso é imediata.

6) Se eu tiver dúvidas, como faço?

Você poderá nos enviar dúvidas pelos seguintes canais:

– no próprio ambiente do curso

– no grupo fechado de alunos

– na mentoria online conosco

7) Tenho receio de divulgar minha ideia de negócio na consultoria online. O que vocês recomendam?

A gente acredita que uma ideia de negócio dificilmente é inédita. Neste exato momento, alguém, em algum lugar do Brasil ou do mundo, deve ter uma ideia de negócio muito parecida com a sua — se não for exatamente igual.

O mais importante é colocá-la em prática, à prova do mercado, o quanto antes, para você colher feedbacks.

Além disso, acreditamos que o pensamento colaborativo geralmente traz resultados melhores do que o pensamento individual.

O espaço da mentoria online é bastante propício para pensarmos juntos e garantimos o nosso sigilo.

Mas, entenderemos perfeitamente se você tiver receio de expor sua ideia de negócio. Você não é obrigada a participar da consultoria online.

Venha fazer parte do Curso PratiCanvas e coloque suas ideias de negócio em prática!

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