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SEO Técnico é caro?

Este post é baseado na coluna Ask An SEO, em que esta pergunta foi respondida pelos experts Shelly Fagin, Ryan Jones, Adam Riemer e Tony Wright:

“Como fazer SEO técnico com um orçamento limitado?”

Será que SEO técnico é caro? Embora alguns problemas técnicos de SEO realmente sejam complexos, outros são bastante simples e baratos de resolver.

Liste seus problemas de SEO Técnico

Primeiro, você precisará identificar os problemas do site.

Se você já realizou uma auditoria de SEO, excelente!

Comece organizando a lista dos problemas técnicos em uma planilha.

Em seguida, adicione uma coluna para atribuir um responsável para cada problema.

Você ou outro colega de equipe pode lidar com as correções, ou precisa de um desenvolvedor?

Em seguida, inclua uma coluna e formate com caixas de seleção para que você possa rapidamente desmarcar as tarefas depois de concluídas. (Veja como criar caixas de seleção nas planilhas do Google.)

Use suas Ferramentas de SEO favoritas

Se você não realizou uma auditoria recente no site e o orçamento não permite grandes investimentos, não tenha medo.

Você pode usar algumas ferramentas para ajudar a identificar alguns dos problemas mais comuns de SEO técnico.

O rastreador do Screaming Frog é útil para identificar problemas comuns, como uma implementação inadequada de HTTPS, links internos quebrados ou redirecionados, conteúdo duplicado e falta de tags de título ou H1.

A ferramenta de auditoria de sites da SEMrush é fantástica para identificar conteúdo restrito, conteúdo órfão, vinculação interna ruim, cadeias de redirecionamento, problemas de rastreamento e muito mais.

Essa ferramenta também é excelente para enviar atualizações por e-mail para alertá-lo quando novos problemas surgirem.

Considerando que você está com um orçamento apertado, use o Google Search Console e as Ferramentas do Bing para Webmasters, pois ambos estão disponíveis gratuitamente.

Esses dois mecanismos de pesquisa nos fornecem informações valiosas sobre nossos sites. Vale muito a pena usá-las.

Uma das primeiras coisas que faço ao realizar uma auditoria no site é fazer uma pesquisa sobre o site no Google.

Procurar por site:example.com pode facilitar a identificação de muitos problemas. Se seu site foi atacado, essa é a maneira mais fácil de detectar um site invadido.

O Google Analytics é uma ferramenta fantástica para identificar páginas no seu site que estão carregando mais lentamente que as outras.

Certifique-se de inspecionar as páginas mais lentas no Google Page Speed e/ou no Google Lighthouse.

Análise de performance da página (SEO Técnico) feita pelo Google LightHouse no site dicadepresente.com.br
Análise de performance da página (SEO Técnico) feita pelo Google LightHouse no site Dica de Presente

O carregamento mais lento de algumas das páginas geralmente se deve a uma ou duas imagens de tamanho grande. Talvez as fotos não estejam compactadas.

Essas são correções técnicas bastante simples que você pode resolver e fazem uma enorme diferença!

Priorize sua lista de correções de SEO Técnico

Depois de compilar sua lista, divida-a em duas abas: uma para os itens que você pode resolver e outra para as tarefas que precisam da ajuda de um desenvolvedor.

Em seguida, ordene cada uma por prioridade.

Ou, se você tiver sorte, seu auditor de SEO já deve ter feito isso por você.

Caso contrário, nos resultados das ferramentas como Google Search Console e SEMrush, você deve priorizar os “erros” ao invés dos “avisos”.

Qualquer coisa marcada como “erro” deve sempre ser resolvida o mais rápido possível.

Se você tiver um pouco de orçamento para investir, encontre um desenvolvedor que possa ajudá-lo a trabalhar nos itens mais complexo da sua lista, um de cada vez, ou conforme o orçamento permitir.

Às vezes, um site é mal construído e fica cheio de problemas técnicos ou código ineficiente.

Nesse caso, você deve priorizar a correção dos problemas na página, como corrigir ou remover links internos que passam por um redirecionamento ou retornam uma página de erro 404 ou resultam em uma cadeia de redirecionamento.

Corrija as tags de cabeçalho, tags de título, meta descrições ausentes e a inclusão de links de conteúdo em páginas órfãs, quando apropriado.

Essas são tarefas bastante simples que podem fazer uma grande diferença e melhorar seus indicadores.

Gostou deste post? Leia mais sobre como fazer SEO para ecommerce e como fazer SEO para sites.

Foto de destaque por Adi Goldstein em Unsplash.

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