Aos 60 anos, ele Fundou um Império Global

Roberto Marinho provou que nunca é tarde para empreender. 

Roberto Marinho fundou a TV Globo aos 60 anos
Roberto Marinho fundou a TV Globo aos 60 anos

Você pode não gostar da TV Globo… então, escolha outro exemplo:

  • Henri Nestlé (Nestlé) — inventou a farinha láctea aos 52 anos
  • Charles Flint (IBM) — criou o grupo de tecnologia aos 61 anos
  • Ray Kroc (McDonald’s) — iniciou a rede de fast-food aos 52 anos

Talvez você esteja pensando: “Ah, mas Roberto Marinho já tinha bastante capital quando começou…”

O que é verdade… mas sabia que Ray Kroc era vendedor de máquinas de milk-shake antes de vender sua primeira franquia do McDonald’s?

Além disso, muita coisa mudou desde 1965, ano em que a TV Globo foi criada:

  • A tecnologia barateou os custos e criou novos mercados
  • Concorrentes inimagináveis surgiram
  • Novos métodos para empreender foram desenvolvidos
  • A medicina avançou e a expectativa de vida populacional só aumenta

Por isso, a verdade é: mesmo quem passou dos 50 ainda tem muito tempo para empreender e pode fazê-lo de forma bem mais barata e segura do que há décadas atrás.

Vou lhe explicar como isso é possível…

Como empreender sem desespero e gastando pouco — um método perfeito para quem já passou dos 50

O passo inicial deste método é: não faça nada com a sua ideia de negócio hoje!

Isso mesmo: hoje você vai deixar sua ideia de negócio quietinha, sem mexer nela.

Durma e acorde. Amanhã, volte a pensar na sua ideia. Ela continua boa? Se sim, siga em frente.

Preencha seus dados abaixo que amanhã você receberá um e-mail para retornar aqui. Prometo que não envio SPAM 😇

Como diz Martha Gabriel: “Como distinguir ideias boas e ruins: é preciso dormir bem, relaxar, dar espaço à percepção dos sentidos.”

Dê uma pausa de 24h e volte aqui amanhã.

24h depois… 😉

Que bom que você vai seguir com sua ideia!

Talvez você esteja pensando que agora vou dizer que precisa construir o seu Plano de Negócios (PN) ou Business Plan (BP).

Esses documentos são demorados para elaborar e custam caro, porque normalmente são feitos por consultores.

A grande maioria dos empreendedores, quando descobre isso, desiste — de fazer o Plano de Negócios, mas não do empreendimento.

Com isso, acabam sem fazer nenhum planejamento.

Uma solução para você empreender de forma planejada, com menos riscos e gastando pouco, é basear-se no método do livro Business Model Generation e sua ferramenta Business Model Canvas (Canvas do Modelo de Negócios).

O problema é que ler o livro também pode ser demorado e você conta apenas com a sua interpretação sobre o método.

É como se você fosse usar uma furadeira pela primeira vez e se baseasse exclusivamente num manual de instruções.

Além do risco de usar errado, você ainda pode se machucar!

Nesses casos, pior que as marcas físicas são as psicológicas — aquela sensação de ter feito uma tremenda bobagem, quase uma estupidez.

A solução ideal é você fazer o curso online PratiCanvas, que além de explicar a ferramenta Canvas do Modelo de Negócios, aborda também o Canvas da Proposta de Valor e o Canvas de Hipóteses e Testes.

São aulas bem rápidas e objetivas em vídeos, e você conta com mentores que guiam você pelo caminho mais rápido e menos arriscado.

O curso online PratiCanvas ajuda empreendedores como você a estruturar uma ideia de negócio em 7 etapas, sem correr riscos desnecessários e desperdiçar dinheiro.

O plano de 7 etapas para o seu novo negócio com o PratiCanvas

1) O que você vai entregar para seu cliente? O lado direito do Canvas do Modelo de Negócios (Business Model Canvas)

Você começa a concretizar sua ideia de negócio, mostrando como vai criar e entregar valor para seu cliente.

Basta assistir às aulas 1-7 do curso e fazer os exercícios. As aulas 1-7 duram, somadas, apenas 27 minutos.

A Owlet, um estudo de caso que eu e Alexandre apresentamos quando fizemos uma palestra na empresa B Braun, evitou um retumbante fracasso somente por preencher o lado direito do Canvas.

Alexandre R. Martins em palestra na B Braun sobre o PratiCanvas.
Alexandre R. Martins em palestra na B Braun sobre o PratiCanvas.

Eles imaginaram que venderiam o produto para um público e foram a campo para validar essa hipótese.

Foi aí que ficou claro para os fundadores da Owlet que os usuários da solução podem ser um público diferente dos clientes pagantes do modelo de negócios. 

E nenhuma solução, por mais brilhante que seja, se sustenta sem um sólido modelo de negócios.

Este aprendizado aconteceu em 1 semana e representou um custo zero para a empresa.

2) Como você vai fazer o seu negócio funcionar? O lado esquerdo do Canvas do Modelo de Negócios (Business Model Canvas)

Ao final desta etapa, você terá sua ideia de negócio completa em 1 página, mostrando como vai criar e entregar valor para seu cliente, assim como quais serão suas receitas e custos para fazer o seu negócio funcionar.

Canvas do Modelo de Negócios (Business Model Canvas) com lado esquerdo em destaque, ensinado no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Lado esquerdo em destaque no Canvas do Modelo de Negócios (Business Model Canvas) © Strategyzer, ensinado no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

O conteúdo está nas aulas 8-13 do curso, bem como os exercícios. A duração total dessas aulas é de apenas 21 minutos.

Como citei na dica #6 deste artigo sobre boas práticas para o Business Model Canvas, ao terminar esta etapa, você será capaz de contar uma narrativa coerente, simples e completa sobre seu negócio.

3) O seu cliente realmente quer o seu produto ou serviço? Descubra absolutamente tudo sobre o seu cliente com o Canvas da Proposta de Valor (Value Proposition Design)

“Não procure clientes para seus produtos; encontre produtos para seus clientes.”

Autor, palestrante e professor, Seth Godin é um dos principais pensadores sobre o marketing moderno.

Em uma frase tão simples ele conseguiu retratar as grandes falhas dos empreendedores e qual a solução para evitá-la:

  • o segredo do seu negócio não está no seu produto ou serviço:
  • pare de olhar para o seu próprio umbigo
  • conheça absolutamente tudo sobre o seu cliente. 

Na aula 15, você conhecerá o Canvas da Proposta de Valor em apenas 16 minutos.

Canvas da Proposta de Valor (Value Proposition Canvas) © Strategyzer, ensinado no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Canvas da Proposta de Valor (Value Proposition Canvas) © Strategyzer, ensinado no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

Nesta etapa, você descobrirá tudo o que precisa para criar o produto ou serviço perfeito para seus clientes como, por exemplo, qual o benefício que o seu cliente mais valorizaria.

4) Como saber se tenho chances de sucesso?

Seria um sonho se você pudesse saber, antes de investir alto no seu negócio, se ele tem chances de dar certo, concorda?

Pois graças aos avanços da tecnologia, hoje você pode!

Canvas de Hipóteses e Testes (The Progress Board) © Strategyzer, ensinado no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Canvas de Hipóteses e Testes (The Progress Board) © Strategyzer, ensinado no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

Na aula 16, você descobrirá o Canvas de Hipóteses e Testes em meros 17 minutos.

Ao final desta etapa, você saberá como levantar suas hipóteses e testá-las para evitar criar um produto ou serviço que ninguém quer comprar.

Cada vez mais, os empreendedores reconhecem que tudo o que imaginam são meras hipóteses — que podem estar certas ou não. 

O sucesso é feito de muito suor nos bastidores e “cada erro nos aproxima da vitória”, como diz Alexandre.

Prova disso são os eventos Fuckup Nights: um sucesso mundial que reúne empreendedores para contarem seus fracassos, com o objetivo de estimular a cultura do aprendizado e resiliência.

5) Vamos para o jogo!

Treino é treino; jogo é jogo. A palavra final é do cliente, então, vamos buscá-la!

Com seu planejamento pronto, é hora de colocá-lo em prática e descobrir o quanto seu produto ou serviço agrada aos clientes.

6) O que funcionou bem? O que pode ser melhorado?

De posse dos resultados dos testes, é hora de analisar e decidir:

  • Funcionou bem? Vamos manter e aprimorar.
  • Pode ser melhorado? Vamos mudar o rumo

PratiCanvas: a forma menos arriscada e mais barata de colocar sua ideia de negócio à prática

E assim você vai refinar o seu produto / serviço, repetindo as etapas 1-6 quantas vezes forem necessárias, até que seu produto / serviço esteja pronto para ir ao mercado.

Repare que a cada interação, você aprende mais sobre os problemas de seu cliente e como resolvê-los.

Tudo isso em ciclos rápidos, muito rápidos, que custam muito pouco. 

Em 1 mês, você consegue rodar de 2 a 4 ciclos. 

Em 3 meses, você tem um entendimento muito profundo de seu cliente, com dados reais e testes práticos no mercado.

Percebe como suas chances de sucesso aumentam exponencialmente num curto espaço de tempo?

Será que a Owlet existiria hoje se ela tivesse investido todo o seu dinheiro naquela primeira ideia inicial que ninguém queria comprar?

Bacana, né? Vamos em frente!

Mas, espere… cadê a etapa 7?

Bônus: 7) Uma exclusiva Consultoria Online

Eu e Alexandre teremos o maior prazer em fazer uma consultoria online com você para falarmos sobre os seus Canvas e analisar as métricas de seus resultados.

Temos uma vasta experiência na modelagem de negócios com Canvas e um olhar de fora sempre contribui com novas perspectivas.

Alexandre Rocha Martins

Alexandre R. Martins, instrutor do Curso PratiCanvas: da ideia de negócio à prática
Alexandre R. Martins, instrutor do Curso PratiCanvas: da ideia de negócio à prática

“Quero ajudar as pessoas a empreender focando nas necessidades do público alvo, buscando sempre agregar valor para alguém.

Atuo na visão estratégica e de negócios visando entender os problemas e identificar oportunidades, utilizando a filosofia Lean Startup através do Business Model Canvas, Customer Development e Métodos Ágeis.

Tenho experiência na criação de produtos e serviços digitais, com atuação colaborativa, compartilhando conhecimento e desenvolvendo aprendizado constante.

Acredito no trabalho em equipe e que quando erramos estamos mais próximos do acerto.”Alexandre atua na transformação digital da Natixis, em Portugal, como líder de equipe.

Fabrício Yutaka Fujikawa

Fabrício Y. Fujikawa, instrutor do Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Fabrício Y. Fujikawa, instrutor do Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

“Acredito no conhecimento aplicado, na execução prática de conhecimentos adquiridos como agente de transformação.

Gero valor para seu negócio aplicando de forma pragmática os métodos que sigo, com processos de trabalho simplificados, buscando melhoria contínua e incremental.

Sou adepto da filosofia Lean Startup.”

Fabrício é diretor da UniVirtua, empresa especializada em consultoria SEO, e-mail marketing, copywriting e marketing digital para lojas virtuais (e-commerce).

Quanto custa o Curso Online PratiCanvas?

Talvez agora você esteja pensando que o curso custe uma pequena fortuna.

Afinal, só a consultoria online poderia facilmente custar R$400.

Mas isso iria contra a ideia inicial de você empreender correndo menos riscos e gastando o mínimo, certo?

Por isso, o curso PratiCanvas não custa nem metade de R$400.

Porém, antes de falarmos dos preços, veja o que dizem os alunos do curso.

O Curso Online PratiCanvas é bom? É confiável?

Em Outubro/2019, o curso está 268 alunos matriculados.

A nota média do curso PratiCanvas é 4,6 (numa pontuação máxima de 5), calculada entre 54 avaliações.Veja abaixo algumas delas (você pode ver as avaliações originais neste link).

Avaliação de Raimundo Nonato Lima Felix sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Raimundo Nonato Lima Felix sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Kate Gralato sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Kate Gralato sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Jessica Ribeiro de Castro sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Jessica Ribeiro de Castro sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Danilo de Hollanda Fernandes sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Danilo de Hollanda Fernandes sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Uendei Flavio sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Uendei Flavio sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Gustavo Martins sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Gustavo Martins sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Aurelio Jose Vitorino sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Aurelio Jose Vitorino sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Leandro Marcelino Raupp sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática
Avaliação de Leandro Marcelino Raupp sobre o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

Qual o preço do Curso Online PratiCanvas?

O curso PratiCanvas custa apenas R$175.

Isso mesmo! Apenas cento e setenta e cinco reais. 

Faça a sua matrícula agora mesmo e junte-se aos nossos mais de 250 alunos!

Botão "Eu Quero" o Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

Como recebo o curso online PratiCanvas?

Você faz a matrícula na plataforma Udemy e acessa todo o conteúdo do Curso Online PratiCanvas nela.

É uma das líderes mundiais em cursos online, possui alto nível de disponibilidade e é um ambiente seguro.

Além disso, possui aplicativos para Android, iPhone e tablets para você acessar o conteúdo do curso diretamente no seu celular.

E se eu não gostar do PratiCanvas?

Você tem uma garantia incondicional de 30 dias.

Aos 60 anos, ele Fundou um Império Global 1

Se por qualquer motivo não gostar do curso, basta solicitar o reembolso do valor diretamente à Udemy conforme explicado aqui.

Faça a sua matrícula agora mesmo e junte-se aos nossos mais de 250 alunos!

Botão para fazer matrícula no Curso Prati Canvas: da ideia de negócio à prática

Alguma outra dúvida sobre o Curso PratiCanvas: da ideia de negócio à prática?

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