Esta é uma dúvida muito comum: inbound marketing ou outbound marketing? O que funciona melhor?
Neste artigo, confira um estudo de caso simples que compara as métricas de engajamento numa campanha de e-mail marketing enviada com abordagem pura de outbound marketing versus uma abordagem mesclada de outbound com um toque de inbound marketing.
Qual a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?
Inbound marketing é a abordagem em que você atrai seu consumidor por meio de conteúdos relevantes para seu público. Também é conhecido como marketing de atração.
Os blogs e o Youtube são exemplos de canais para inbound marketing.
Outbound marketing é a abordagem tradicional, em que você “aparece” na frente do seu consumidor, sem que ele(a) tenha pedido. Também é conhecido como marketing de interrupção.
As propagandas nos de sites são exemplos de canais para outbound marketing.
Cenário do estudo de caso
O cliente possuia uma lista de cerca de 300 leads (com autorização de contato), que foi dividida em 2 grupos.
O primeiro grupo recebeu mensagens com a abordagem de oubound marketing tradicional, baseada no livro Receita Previsível, de Aaron Ross.
A sequência de outbound foi composta por 5 mensagens.
O segundo grupo recebeu mensagens com um conteúdo informativo de valor, seguindo as boas práticas de inbound marketing.
A sequência de inbound foi composta por 4 mensagens.
Vamos comparar os resultados?
Taxas de engajamento do e-mail marketing
A primeira tabela da imagem abaixo tem as taxas de abertura e cliques do e-mail marketing com inbound marketing.
A segunda tabela mostra as taxas de abertura e cliques com outbound marketing.
A abordagem com inbound marketing teve aproximadamente a mesma taxa de abertura dos e-mails que a abordagem outbound marketing.
Porém, a taxa de cliques no e-mail marketing com inbound marketing foi mais do que o dobro da taxa de cliques nas mensagens com outbound marketing.
A diferença de engajamento é impressionante!
Por isso, considere usar na sua estratégia SEO + e-mail marketing.
O que você achou dos números? Deixe seus comentários abaixo.
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa