Você sabia que 77,2% das empresas adotam uma estratégia de e-mail marketing? E que, dentre elas, 96,7% acreditam na eficácia da mídia? Será que elas sabem o melhor dia para enviar e-mail?
Na outra ponta, o que as pessoas destinatárias acham do e-mail como canal de comunicação?
Resposta: 98,7% possuem um e-mail particular, 95,2% checam seu e-mail diariamente e 75,1% já realizaram uma compra a partir de uma newsletter recebida.
Com esses dados da pesquisa 10 estatísticas surpreendentes do Email Marketing Trends 2017, é perigoso ignorar o e-mail marketing como canal de relacionamento com seus clientes, certo?
Por isso, vamos descobrir neste artigo…
Afinal, qual o melhor dia para enviar e-mail marketing?
Este foi o resultado da primeira página do Google para a expressão como descobrir o melhor dia e hora para enviar email marketing:
- Envio de Email Marketing: qual o melhor dia, hora e frequência? (Resultados Digitais)
- Descubra qual o Melhor Dia e Melhor Horário para Enviar E-Mail Marketing para a sua Audiência (Allan Peron)
- Escolha a melhor hora para enviar email marketing e não durma no ponto! (Email Manager)
- Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing? (IAgente)
- Como saber qual o melhor horário para seu e-mail marketing (Ecommerce Brasil)
- Dicas dos Melhores Horários e Dias para Enviar Emails (Neil Patel)
- O melhor horário para o envio de e-mail marketing (Curso de E-commerce)
- Qual É o Melhor Dia e Horário para Enviar uma Newsletter ou um Email Promocional? (Benchmark)
- Qual é a melhor hora para enviar email marketing de campanhas (Ville Target)
- Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing? (Fiapo)
Vamos ver o destaque de cada texto?
Envio de Email Marketing: qual o melhor dia, hora e frequência?
Este artigo da Resultados Digitais fala sobre testes que indicam a melhor taxa de abertura entre terça e quinta feira, no horário comercial.
É um bom ponto de partida para descobrir o melhor dia para enviar e-mail.
Mas, o texto ressalta que o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing vai depender muito do seu público:
“O melhor dia e horário para enviar um email é quando a pessoa está pensando ativamente no assunto.”
Um ponto importante é alinhar o horário do envio do e-mail com a operação da sua empresa.
De nada adianta, por exemplo, mandar um e-mail no fim-de-semana se você não está preparado para atender seus clientes nesse período.
Descubra qual o Melhor Dia e Melhor Horário para Enviar E-Mail Marketing para a sua Audiência
O texto de Allan Peron estabelece que três fatores principais influenciam:
- Público-alvo
- Objetivo da mensagem
- Produto ou serviço
Esse conjunto varia de negócio para negócio, ou seja, não há resposta certa!
O artigo é bastante completo, didático e indica um guia passo-a-passo para descobrir o que vai funcionar melhor para você.
Primeiro, ele dá um ponto de início, mostrando o seguinte ranking de melhores dias para enviar e-mail marketing:
- Terça-feira
- Quinta-feira
- Quarta-feira
Em seguida, apresenta os melhores horários para o envio de e-mails:
- 8h às 10h
- 19h às 22h
- 15h às 17h
Finalmente, relata 2 estratégias para determinar o que vai funcionar melhor para o seu negócio:
- Testes e comparação entre mensagens diferentes (para pequenas listas)
- Testes a/b para uma mesma mensagem (para listas grandes)
Escolha a melhor hora para enviar email marketing e não durma no ponto!
Este texto da Email Manager é bem curto e dá uma boa visão geral.
Um aspecto interessante é seu enfoque no público-alvo.
Todos os tópicos são abordados pensando no seu cliente e o artigo recomenda segmentar sua lista de e-mails (criar grupos diferentes de acordo com os perfis de seus participantes).
Além disso, descreve que, durante a semana:
“…entre 19h e 22h é o horário ideal para envios direcionados ao consumidor final, em empresas que trabalham com o modelo B2C (empresas que vendem para pessoas).”
Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing?
O artigo da IAgente não traz muitas novidades em relação aos demais. Apenas um ponto me chamou a atenção:
“O horário das 6h às 10h da manhã tem bom potencial de abertura, mas não de leitura.”
E o que é pior, seu e-mail pode ser descartado juntamente com o SPAM acumulado durante a madrugada.
Como saber qual o melhor horário para seu e-mail marketing
O artigo da E-commerce Brasil apresenta uma reflexão interessante que você deveria considerar: com que frequência seu cliente recebe e-mails de outras empresas?
Quanto maior a concorrência, pense nisto:
“Sua preocupação deve ser estar entre as mensagens que ele jamais deletaria sem ler.”
Outro recurso bacana do texto é uma “lista de regras gerais” para quem está iniciando (o autor frisa a necessidade de conhecer o comportamento do seu público).
Lista de dias e horários para enviar e-mail marketing:
- Entre 22h e 6h – horário ruim
- Entre 6h e 10h – horário bom
- Entre 10h e 12h – horário ruim
- Entre 12h e 14h – horário regular, não necessariamente bom para conversões
- Entre 14h e 16h – horário ruim
- Entre 16h e 17h – horário bom
- Entre 17h e 19h – horário bom, especialmente para temas relacionados a lazer e férias
- Entre 19h e 22h – horário regular. Eletrônicos, moda e esportes fazem sucesso neste intervalo.
- Sábado – horário regular: é uma das maiores oportunidades para produtos de uso pessoal
- Domingo – horário ruim
Dicas dos Melhores Horários e Dias para Enviar Emails
Este artigo de Neil Patel é o mais completo da lista.
É bastante abrangente, detalhado e com um estilo de fácil leitura.
Ele ensina como fazer um teste a/b na ferramenta MailChimp para descobrir o melhor dia e horário de envio de e-mails para a sua audiência.
Partindo dos dados genéricos encontrados, o texto sugere testar as seguintes opções:
- Terça-feira às 10:00 horas;
- Quinta-feira às 20:00 horas;
- Quarta-feira às 14:00 horas;
- Terça-feira às 06:00 horas;
- Quinta-feira às 10:00 horas;
- Quarta-feira às 20:00 horas;
- Terça-feira às 14:00 horas;
- Quinta-feira às 06:00 horas;
- Quarta-feira às 10:00 horas;
- Terça-feira às 20:00 horas;
- Quinta-feira às 14:00 horas;
- Quarta feira às 06:00 horas.
O melhor horário para o envio de e-mail marketing
Este é um texto bem sucinto da Curso de E-commerce.
O ponto relevante que encontrei nele em relação aos demais foi dar uma dica concreta em relação à idade de sua clientela:
“Algumas pesquisas mostram que o melhor horário para envio de e-mails marketing para o público jovem é o final da tarde, pois este público costuma acessar suas caixas de e-mail neste horário. Durante o dia estão muito ocupados nas redes sociais.”
Qual É o Melhor Dia e Horário para Enviar uma Newsletter ou um Email Promocional?
Este é um texto que fica bem aquém dos demais (Benchmark).
Ele dá a resposta óbvia para a pergunta — depende —, mas não ensina o leitor a dar o seu primeiro passo para descobrir o melhor dia para enviar e-mail.
Qual é a melhor hora para enviar email marketing de campanhas
O artigo da Ville Target é sucinto, mas dá uma boa visão geral.
Ele dá uma resposta para uma dúvida muito comum também: com que frequência devo enviar e-mail marketing?
A resposta (genérica):
“Geralmente, recomenda-se enviar dois emails por semana.”
Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing?
O artigo de Gustavo Tagliassuchi é bem resumido e tenta responder objetivamente à pergunta.
Seu ponto forte é uma lista de regras genéricas para serem usadas como linha de base e/ou referência para seus testes de envio de e-mail marketing:
- Poucos e-mails são enviados nos finais de semana.
- Terça tem mesmo uma quantidade maior de envios.
- Pela ordem quinta-feira e quarta-feira também são bons dias para envios;
- Sexta-feira tem uma de cliques maior.
- Cerca de 23,8% dos e-mails é lido na hora seguinte após ser recebido.
- Após 24h do horário do envio é possível que o e-mail não seja mais lido.
- Existe um abismo na taxa de abertura entre 22h e 9h da manhã.
- Mesmo assim os melhores horários pela média são: 10h, 20h, 14h e 6h.
- É importante lembrar que temos fuso horários diferentes.
- Enviar e-mails durante o horário de almoço tem tido bons resultados no geral.
- Nos EUA alguns horários como o período entre 8h-10h e 15h-16h produzem os melhores resultados de CTR — cerca de 6% maior.
- E-mails informativos tendem a ter mais sucesso pela manhã, e-mails que exigem respostas tendem a ter mais sucesso à tarde.
Como descobrir o melhor dia para enviar email marketing no MailChimp
Seguindo o procedimento disponibilizado na ferramenta, fiz o download do arquivo com o registro de todas as campanhas enviadas (de todas as listas).
Em seguida, filtrei somente pelos dados da lista em análise e ordenei por dia da semana.
Por último, basta fazer uma fórmula simples para calcular a média para cada dia da semana.
Veja na figura abaixo uma parte do resultado:
Para a lista em questão, o ranking final do melhor dia para enviar e-mail, segundo as taxas de abertura pelo dia da semana foi:
Segunda: 33,7%
Terça: 28,9%
Quarta: 28,0%
Quinta: 26,1%
Sexta: 23,8%
Sábado: 28,9%
Domingo: 18,6%
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Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
PS1: empreendedor ou profissional liberal, saiba aqui como usar o Marketing Digital de Forma Prática e Enxuta.
PS2: foto de destaque da matéria por Estée Janssens em Unsplash.