Hoje vou contar um caso em que fui procurado por um cliente com este problema:
Nós fizemos muito para maximizar a entregabilidade (por exemplo: 6 domínios diferentes para envio de emails; warmupinbox; configuração de DMARC e SPF; limite máximo de 20 emails por dia por pessoa; neverbounce para verificação de emails; etc.).
Estamos tentando fazer tudo certo, mas tenho notado taxas de abertura mais baixas e taxas de “bloqueio” mais altas (especialmente pelo mimecast). Gostaria que um especialista em entregabilidade verificasse se há algo mais que possamos/deveríamos fazer. Com base no que listei, você acha que poderia acrescentar valor?
Obrigado!
(Tradução livre)
Rodamos um teste com GlockApps e o resultado foi este abaixo:
Analisei o resultado do teste baseado nos 7 pilares da entregabilidade de email definidos por Chad White e enviei este parecer ao cliente:
“Me parece que você está fazendo certo os pilares 1, 2 e 4.
Acredito que haja oportunidades de melhoria nos pilares 3, 5, 6 e 7.
Note que podemos influenciá-los, mas não temos 100% do controle sobre eles.
Sobre o pilar 3:
- algumas expressões que podem ser consideradas típicas de spam, como “no cost” e “opportunity.”
- você deve incluir seu endereço postal (fonte: https://www.ftc.gov/business-guidance/resources/can-spam-act-compliance-guide-business, item 4)
- eu tive dificuldades de relacionar o assunto do email com seu conteúdo. Isto pode infringir o item 2 do artigo acima e levar pessoas a marcar seu email como SPAM
Sobre o pilar 5:
- além do mencionado anteriormente, você e o destinatário realmente se conectaram em alguma mídia? Caso negativo, pode levar a mais reclamações de SPAM
- sempre facilite e torne muito visível para a pessoa como fazer para parar de receber mensagens suas. A palavra “unsubscribe” é consagrada. Recomendo usá-la. Outra tática é estimular respostas para fazer com que ela pare de receber respostas. Veja um exemplo que recebi hoje. Na minha experiência, funciona bem.
Sobre o pilar 6:
- engajamento é a mina de ouro: qualquer engajamento, mesmo que negativo, vai favorecer sua entregabilidade. Facilite o engajamento e trate com respeito toda pessoa que engajar. Sou adepto da metodologia desta empresa
Sobre o pilar 7:
- registre seus domínios em Google Postmaster Tools. Talvez você não tenha volume suficiente para ter dados, mas vale registrar de qq forma.
- mesmo que vc não tenha dados disponíveis, vc tem um bom feeling se as pessoas estão engajando com sua mensagem e sua reputação está alta.
- o objetivo da campanha de cold email marketing, na minha abordagem, deve ser apenas abrir o canal de comunicação (obter a permissão do destinatário para apresentar sua oferta). O objetivo final — no seu caso, o teste de 30 dias, deve vir depois.”
Então o cliente retornou:
Muito obrigado Fabricio, isso é incrivelmente útil. Algumas perguntas:
1. Existe algum risco em se registrar no Postmaster? Ex: se eu tiver baixo engajamento, é pior estar registrado no Postmaster? ou o Google já tem todas as informações, então não faz diferença?
2. Existe algo que eu deva fazer em relação à lista negra de IP que vi em seu relatório? Ex: Falsificação de IP ou outras ferramentas? Ou isso não está me prejudicando negativamente?
3. Alguma experiência com o Mimecast? Estou sendo bloqueado pelo Mimecast e curioso para saber se há algo a fazer lá?
4. Alguma ideia do porquê a reputação do Outlook em seu relatório parece estar ok, mas o relatório que estou recebendo de outro lugar mostra uma reputação muito baixa no Outlook?
Você já forneceu muito valor!
(Tradução livre)
Em seguida, respondi para ele:
“De nada, _______. Aqui estão as respostas:
1. O Google já tem todas as informações, não faz diferença. Se você se registrar no Postmaster, as informações serão visíveis para você também.
2. Desculpe-me, esqueci de mencionar isso. O IP é do Google e é dinâmico, ou seja, ele muda várias vezes, até durante o mesmo dia. Então, não há nada a fazer em relação ao IP estar numa blocklist.
3. Também esqueci de mencionar isso. Provavelmente é devido ao conteúdo das mensagens (e às muitas vezes que provavelmente foram marcadas como spam). Diria que a principal razão é o texto destacado na imagem anexa (fonte).
Idealmente, você deve pausar o envio para recipientes Mimecast até descobrir o que está fazendo com que seu e-mail vá para a pasta de spam. Uma vez corrigido, você pode começar a enviar novamente para os destinatários do Mimecast.
4. Eles não são 100% precisos… cada um tem sua maneira de medir… mas provavelmente é devido ao conteúdo da mensagem. As mensagens usadas pelo Warmupinbox também são diferentes da que usamos.”