Você quer conhecer as principais estatísticas de Busca Local? Confira neste post os principais números de 2019 e a importância das avaliações (reviews) que você recebe (ou fornece)!
- 90% dos consumidores usaram a Internet para encontrar uma empresa local em 2019, com 33% procurando todos os dias
- 82% dos consumidores leem avaliações on-line de empresas locais, com 52% das pessoas de 18 a 54 anos dizendo que “sempre” leem comentários
- O consumidor médio lê 10 avaliações antes de se sentir apto a confiar em uma empresa
- Apenas 53% das pessoas considerariam usar uma empresa com menos de 4 estrelas
- O consumidor médio gasta 13 minutos e 45 segundos lendo as opiniões antes de tomar uma decisão
- Entre os consumidores que leem comentários, 97% leem as respostas das empresas aos comentários
- 67% dos consumidores foram convidados a deixar um comentário para uma empresa local, sendo que 24% deles receberam um desconto, presente ou dinheiro em troca 🤔🤔🤔
Como são usadas as avaliações de empresas numa busca local?
Com que frequência os consumidores pesquisam empresas locais on-line?
Quantos consumidores leem avaliações on-line de empresas locais?
Quais dispositivos são usados para ler avaliações?
Os dispositivos mais usados para ler avaliações são os computadores.
Surpreendente à primeira vista, mas faz bastante sentido: quem está lendo avaliações já percorreu boa parte do funil de vendas e está na etapa de comparação de alternativas.
Reforçando esta métrica, é muito comum em lojas virtuais boa parte (se não a maioria) das vendas serem feitas a partir de computadores.
Para quais tipos de negócios as pessoas leem avaliações?
- Restaurantes
- Mercearias e supermercados
- Médicos
- Lojas de roupas
- Hotéis
- Entretenimentos
- Mercado automotivo
- Cabelo e Beleza
- Pet shops
- Concessionárias de automóveis
O que os consumidores fazem depois de ler críticas positivas?
Quanto tempo os consumidores passam lendo as avaliações antes de tomar uma decisão?
E quem disse que jovem não gosta de ler? 🤔🤔🤔
Qual a confiabilidade e influência das avaliações numa busca local?
Como as avaliações influenciam os consumidores?
Veja a importância de você buscar avaliações positivas!
Isto não quer dizer que você deva incentivar avaliações forçadas ou tendenciosas.
É aquela regra básica do empreendedorismo traduzida em números: use o feedback de seus clientes para melhorar continuamente seu negócio.
Desta forma, as avaliações positivas naturalmente virão.
Os consumidores confiam nas avaliações on-line e nas recomendações pessoais?
89% das pessoas de 35 a 54 anos confiam nas avaliações on-line da mesma forma que nas recomendações pessoais.
Ao julgar uma empresa local por suas avaliações, no que os consumidores prestam atenção?
Fatores mais importantes nas avaliações
- O quanto as avaliações são recentes
- Classificação geral por estrelas da empresa
- Quantas avaliações uma empresa possui
- O quanto as opiniões me parecem legítimas
- O sentimento que as revisões existentes passam
- Se a empresa responde às avaliações
- Comprimento e detalhamento do texto
- Se a avaliação inclui fotos
O quão recente uma avaliação on-line tem que ser para impactar as decisões dos consumidores?
84% dos consumidores acreditam que as avaliações on-line com mais de três meses não são relevantes. De fato, apenas 3% dos consumidores são influenciados por avaliações com mais de um ano.
Portanto, implemente um mecanismo para continuamente receber avaliações de seus clientes.
Qual é a classificação mínima por estrelas que uma empresa deve ter?
70% dos consumidores exigem 4 estrelas ou mais para considerarem fazer negócios com uma empresa.
Por isso, essa deve ser sua nota mínima.
Quantas avaliações os consumidores leem antes de confiar em um negócio?
Estimule a menção a diversas características de seu empreendimento — especialmente aquelas que fazem a diferença para seu público.
Por exemplo, os frequentadores de um restaurante consideram o fato dele ser pet-friendly importante, pois podem sair para almoçar ou jantar e ainda passear com seu animal.
Então, se este aspecto fez a diferença para um cliente, incentive para que ele(a) o mencione na sua avaliação.
Quantos consumidores leram avaliações falsas em 2019?
Em 2019, 82% dos consumidores leem uma avaliação falsa.
Não estimule avaliações forçadas e, caso você receba uma crítica inverídica, responda gentilmente e use o canal de denúncia da plataforma (exemplos: Facebook e Google).
Responder às avaliações de clientes é relevante para a busca local?
Os consumidores leem as respostas das empresas às avaliações de seus clientes?
Um dado impressionante: 97% dos consumidores leem as respostas das empresas às avaliações que recebem, sendo que 46% sempre leem.
Sendo assim, vale você responder as que receber.
Como as respostas das avaliações afetam os consumidores
E sobre quem escreve as avaliações de empresas?
Quantos consumidores escrevem avaliações on-line para empresas?
Quantas avaliações os consumidores escreveram para as empresas locais em 2019?
As pessoas de 18 a 34 anos escreveram mais que o dobro do número de avaliações do que as que têm mais de 55 anos.
Quantos clientes foram convidados a escrever avaliações de empresas locais?
Conclusão: vale muito a pena pedir para seus clientes deixarem uma avaliação sobre sua empresa.
Quão comuns são as respostas às avaliações?
Como as empresas solicitam avaliações aos clientes?
Da esquerda para a direita:
- 59% – pessoalmente, durante a venda
- 54% – por email
- 35% – pelo telefone
- 32% – em um recibo
- 24% – em uma mensagem SMS
- 15% – em troca de um desconto
- 14% – em um cartão de visita
- 13% – em troca de um presente / serviços gratuitos
- 10% – em troca de dinheiro
- 7% – por meio das mídias sociais
- 6% – por um chatbot
Por que complicar, né? Aproveite enquanto você está pessoalmente com seu cliente e peça a avaliação.
Um outro dado importante é a relevância do e-mail marketing como canal de comunicação. As pessoas (ainda) leem e-mail 😉
Metodologia da Pesquisa de Busca Local
A Pesquisa do Consumidor Local de 2019 foi conduzida pela BrightLocal.
Ela foi baseada nas principais análises de SEO e de empresas locais vistas ao longo do ano para fornecer aos profissionais de marketing local as informações necessárias para maximizar seu impacto no gerenciamento da reputação online em plataformas de busca local como o Google Meu Negócio.
As estatísticas e os resultados são focados apenas nas análises de empresas em sites como Google, Facebook, TripAdvisor, Yelp etc., e não nas análises gerais de produtos (como na Amazon).
Com base nas opiniões de uma amostra representativa de 1.005 consumidores americanos, a pesquisa foi realizada em novembro de 2019 com um painel de consumidores independentes.
As segmentações por faixa etária são representativas da população dos EUA.
Os consumidores que não leem avaliações on-line não foram questionados sobre o comportamento deles na busca local, a fim de fornecer uma melhor compreensão daqueles que as usam durante uma decisão de compra.
4 respostas em “Estatísticas de Busca Local de 2019”
Boa tarde Fabrício! Tudo bom? Achei o material e o estudo, excelentes! Se me permite, vou repassar para o Luiz Fernando, que também é empresário. Achei bastante útil. Abraços!
Muito obrigado, Luiz Felipe! Sim, faz todo o sentido para o Luiz Fernando também. Grande abraço!
Excelente matéria!
Muito obrigado, Anna!