O algoritmo do Google Maps escolhe os resultados que vai mostrar para cada busca com base em 3 fatores principais: relevância, proeminência e proximidade.
1) Relevância
Para definir o que é relevante, o algoritmo tenta responder: “Esse negócio/empresa faz, vende ou tem as características que a pessoa está procurando?”.
2) Proeminência
Neste caso, o algoritmo tenta responder: “Quais são as empresas mais populares, as mais conceituadas, as que mais se destacam deste mercado?”.
3) Proximidade
Por fim, o fator que é mais natural para nós: “A empresa está perto do usuário para ser considerada uma boa resposta?”.
Geralmente, tendemos a acreditar que, quanto mais próxima do usuário, maiores as chances da empresa aparecer.
Só que nem sempre é isso que acontece: às vezes, uma empresa pertinho da gente fica lá embaixo nos resultados.
E isso acaba gerando confusão. Vamos esclarecer com um exemplo.
Exemplo de funcionamento do algoritmo do Google Maps
Fiz uma busca por “padarias perto de mim”. Como a proximidade é um desejo claro na minha busca, o algoritmo favorecerá a proximidade.
Veja os resultados:
De fato, a padaria mais próxima apareceu primeiro 👍
Agora, se eu fizer a busca por “padarias em vila isabel”, os resultados mudam:
A padaria que está em destaque, a Luar do Grajaú, fica perto de mim, mas aparece apenas na 24a posição na lista de resultados.
Faz sentido, por causa da busca que fiz.
Vale reforçar que mesmo quando há uma intenção clara da proximidade na busca, o algoritmo do Google Maps equilibra os 3 fatores para entregar os resultados que ele acredita serem os melhores para a busca feita.
Em outras palavras, a proximidade tem mais importância, porém relevância e proeminência também atuam.
Por isso que nos primeiros resultados da busca só aparecem:
- padarias
- com boas avaliações dos clientes (todas tinham nota acima de 4)
Um outro modificador muito comum para essas buscas é o “aberto agora”.
Neste caso, a proximidade deixaria de ser o mais importante e a relevância seria o fator mais considerado pelo algoritmo do Google Maps.
Veja o resultado para “padaria aberta agora” (são 6h04min da manhã):
Mudou completamente, né?
Por último, ao fazer a busca apenas por “padaria”, veja como ficaram os resultados:
A Joia do Grajaú, que é a padaria mais próxima de mim, ainda aparece em primeiro lugar.
Mas, na segunda posição, novamente aparece a Luar do Grajaú. Em seguida, a padaria Verdun.
Somente na 4a posição, a Caprichosa — que é a segunda padaria mais perto de mim, logo depois da Joia.
Por que o Google Maps favoreceu a Luar?
Provavelmente, por causa da proeminência. Repare que ela é a que tem maior nota, segundo as avaliações dos clientes.
E é por isso que, às vezes, o próximo fica longe no Google Maps 😉
Espero que tenha gostado. Por favor, deixe seus comentários mais abaixo.
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
PS1: para ver mais sobre o algoritmo do Google Maps, veja este artigo (em Inglês).
PS2: foto de destaque por Sylwia Bartyzel em Unsplash.
Uma resposta em “Por que o perto às vezes fica longe? Entenda o algoritmo do Google Maps.”
BOM DIA EXELENTE MATERIA,O GOOGLE FAVORECE SEUS CLIENTES ABUBCIANTES É SEUS ROBOS MOSTRA O QUE É CONVENIENTE