Continuando o caso de mensagens bloqueadas pelo Google, o cliente me enviou as mudanças que ele fez na assinatura de email que foram aventadas como uma das hipóteses para o bloqueio. Segue a resposta que enviei para ele.
Olá _______,
Obrigado pelo retorno. Tive dificuldades para identificar algo de errado na assinatura. E pelo momento em que houve a mudança, parece que não é ela a causa do problema.
De qualquer forma, algo foi modificado na plataforma Blackbaud, que era o problema mais crítico que havia. Isto pode ser verificado no nível de compliance das mensagens enviadas por ela.
A maioria das mensagens enviadas em torno de 11 de abril não estavam conformes, enquanto a maioria das enviadas por volta de 17 de abril estavam em conformidade.
Tivemos 99.42% de conformidade por volta de 17 de abril, o que está dentro do esperado.
Durante esse período, Blackbaud enviou mais de 11.600 mensagens com 100% de conformidade.
A reputação do domínio começa a ser recuperada e, tudo continuando como está, voltará ao estágio “High.”
Somando isso ao fato de você conseguir entregar emails para usuários Google, entendo que podemos finalizar este caso.
Para ser honesto, este caso foi um pouco mais difícil do que o usual para mim porque o suporte do Google ajudou pouco e também tive pouca autonomia para promover as mudanças que entendia necessárias. De qualquer forma, espero que tenha sido útil.
Como última contribuição, deixo aqui:
1) Um artigo que explica detalhadamente como Google trata a autenticação de email e por que é fundamental monitorar os logs de DMARC.
Atenciosamente,
Fabrício
Uma resposta em “Diário de Entregabilidade – 19 de abril”
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