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Qual o melhor dia para enviar e-mail marketing?

Você sabia que 77,2% das empresas adotam uma estratégia de e-mail marketing? E que, dentre elas, 96,7% acreditam na eficácia da mídia? Será que elas sabem o melhor dia para enviar e-mail?

Na outra ponta, o que as pessoas destinatárias acham do e-mail como canal de comunicação?

Resposta: 98,7% possuem um e-mail particular, 95,2% checam seu e-mail diariamente e 75,1% já realizaram uma compra a partir de uma newsletter recebida.

Com esses dados da pesquisa 10 estatísticas surpreendentes do Email Marketing Trends 2017, é perigoso ignorar o e-mail marketing como canal de relacionamento com seus clientes, certo?

Por isso, vamos descobrir neste artigo…

Afinal, qual o melhor dia para enviar e-mail marketing?

Este foi o resultado da primeira página do Google para a expressão como descobrir o melhor dia e hora para enviar email marketing:

  1. Envio de Email Marketing: qual o melhor dia, hora e frequência? (Resultados Digitais)
  2. Descubra qual o Melhor Dia e Melhor Horário para Enviar E-Mail Marketing para a sua Audiência (Allan Peron)
  3. Escolha a melhor hora para enviar email marketing e não durma no ponto! (Email Manager)
  4. Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing? (IAgente)
  5. Como saber qual o melhor horário para seu e-mail marketing (Ecommerce Brasil)
  6. Dicas dos Melhores Horários e Dias para Enviar Emails (Neil Patel)
  7. O melhor horário para o envio de e-mail marketing (Curso de E-commerce)
  8. Qual É o Melhor Dia e Horário para Enviar uma Newsletter ou um Email Promocional? (Benchmark)
  9. Qual é a melhor hora para enviar email marketing de campanhas (Ville Target)
  10. Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing? (Fiapo)

Vamos ver o destaque de cada texto?

Envio de Email Marketing: qual o melhor dia, hora e frequência?

Compare os seus indicadores para descobrir o melhor dia para enviar e-mail

unsplash-logorawpixel

Este artigo da Resultados Digitais fala sobre testes que indicam a melhor taxa de abertura entre terça e quinta feira, no horário comercial.

É um bom ponto de partida para descobrir o melhor dia para enviar e-mail.

Mas, o texto ressalta que o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing vai depender muito do seu público:

“O melhor dia e horário para enviar um email é quando a pessoa está pensando ativamente no assunto.”

Um ponto importante é alinhar o horário do envio do e-mail com a operação da sua empresa.

De nada adianta, por exemplo, mandar um e-mail no fim-de-semana se você não está preparado para atender seus clientes nesse período.

Descubra qual o Melhor Dia e Melhor Horário para Enviar E-Mail Marketing para a sua Audiência

O texto de Allan Peron estabelece que três fatores principais influenciam:

  • Público-alvo
  • Objetivo da mensagem
  • Produto ou serviço

Esse conjunto varia de negócio para negócio, ou seja, não há resposta certa!

O artigo é bastante completo, didático e indica um guia passo-a-passo para descobrir o que vai funcionar melhor para você.

Primeiro, ele dá um ponto de início, mostrando o seguinte ranking de melhores dias para enviar e-mail marketing:

  1. Terça-feira
  2. Quinta-feira
  3. Quarta-feira

Em seguida, apresenta os melhores horários para o envio de e-mails:

  1. 8h às 10h
  2. 19h às 22h
  3. 15h às 17h

Finalmente, relata 2 estratégias para determinar o que vai funcionar melhor para o seu negócio:

  • Testes e comparação entre mensagens diferentes (para pequenas listas)
  • Testes a/b para uma mesma mensagem (para listas grandes)

Escolha a melhor hora para enviar email marketing e não durma no ponto!

O horário também é importante na escolha do melhor dia para enviar e-mail

unsplash-logoJeremy Beadle

Este texto da Email Manager é bem curto e dá uma boa visão geral.

Um aspecto interessante é seu enfoque no público-alvo.

Todos os tópicos são abordados pensando no seu cliente e o artigo recomenda segmentar sua lista de e-mails (criar grupos diferentes de acordo com os perfis de seus participantes).

Além disso, descreve que, durante a semana:

“…entre 19h e 22h é o horário ideal para envios direcionados ao consumidor final, em empresas que trabalham com o modelo B2C (empresas que vendem para pessoas).”

Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing?

O artigo da IAgente não traz muitas novidades em relação aos demais. Apenas um ponto me chamou a atenção:

“O horário das 6h às 10h da manhã tem bom potencial de abertura, mas não de leitura.”

E o que é pior, seu e-mail pode ser descartado juntamente com o SPAM acumulado durante a madrugada.

Como saber qual o melhor horário para seu e-mail marketing

O artigo da E-commerce Brasil apresenta uma reflexão interessante que você deveria considerar: com que frequência seu cliente recebe e-mails de outras empresas?

Quanto maior a concorrência, pense nisto:

“Sua preocupação deve ser estar entre as mensagens que ele jamais deletaria sem ler.”

Outro recurso bacana do texto é uma “lista de regras gerais” para quem está iniciando (o autor frisa a necessidade de conhecer o comportamento do seu público).

Comece com uma lista geral como ponto de partida para o melhor dia para enviar e-mail

unsplash-logoKelly Sikkema

Lista de dias e horários para enviar e-mail marketing:

  • Entre 22h e 6h – horário ruim
  • Entre 6h e 10h – horário bom
  • Entre 10h e 12h – horário ruim
  • Entre 12h e 14h – horário regular, não necessariamente bom para conversões
  • Entre 14h e 16h – horário ruim
  • Entre 16h e 17h – horário bom
  • Entre 17h e 19h – horário bom, especialmente para temas relacionados a lazer e férias
  • Entre 19h e 22h – horário regular. Eletrônicos, moda e esportes fazem sucesso neste intervalo.
  • Sábado – horário regular: é uma das maiores oportunidades para produtos de uso pessoal
  • Domingo – horário ruim

Dicas dos Melhores Horários e Dias para Enviar Emails

Este artigo de Neil Patel é o mais completo da lista.

É bastante abrangente, detalhado e com um estilo de fácil leitura.

Ele ensina como fazer um teste a/b na ferramenta MailChimp para descobrir o melhor dia e horário de envio de e-mails para a sua audiência.

Partindo dos dados genéricos encontrados, o texto sugere testar as seguintes opções:

  • Terça-feira às 10:00 horas;
  • Quinta-feira às 20:00 horas;
  • Quarta-feira às 14:00 horas;
  • Terça-feira às 06:00 horas;
  • Quinta-feira às 10:00 horas;
  • Quarta-feira às 20:00 horas;
  • Terça-feira às 14:00 horas;
  • Quinta-feira às 06:00 horas;
  • Quarta-feira às 10:00 horas;
  • Terça-feira às 20:00 horas;
  • Quinta-feira às 14:00 horas;
  • Quarta feira às 06:00 horas.

O melhor horário para o envio de e-mail marketing

Este é um texto bem sucinto da Curso de E-commerce.

O ponto relevante que encontrei nele em relação aos demais foi dar uma dica concreta em relação à idade de sua clientela:

“Algumas pesquisas mostram que o melhor horário para envio de e-mails marketing para o público jovem é o final da tarde, pois este público costuma acessar suas caixas de e-mail neste horário. Durante o dia estão muito ocupados nas redes sociais.”

Qual É o Melhor Dia e Horário para Enviar uma Newsletter ou um Email Promocional?

Melhor dia para enviar e-mail promocional pode ser diferente de e-mail informativo

unsplash-logoEaters Collective

Este é um texto que fica bem aquém dos demais (Benchmark).

Ele dá a resposta óbvia para a pergunta — depende —, mas não ensina o leitor a dar o seu primeiro passo para descobrir o melhor dia para enviar e-mail.

Qual é a melhor hora para enviar email marketing de campanhas

O artigo da Ville Target é sucinto, mas dá uma boa visão geral.

Ele dá uma resposta para uma dúvida muito comum também: com que frequência devo enviar e-mail marketing?

A resposta (genérica):

“Geralmente, recomenda-se enviar dois emails por semana.”

Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing?

O artigo de Gustavo Tagliassuchi é bem resumido e tenta responder objetivamente à pergunta.

Seu ponto forte é uma lista de regras genéricas para serem usadas como linha de base e/ou referência para seus testes de envio de e-mail marketing:

  • Poucos e-mails são enviados nos finais de semana.
  • Terça tem mesmo uma quantidade maior de envios.
  • Pela ordem quinta-feira e quarta-feira também são bons dias para envios;
  • Sexta-feira tem uma de cliques maior.
  • Cerca de 23,8% dos e-mails é lido na hora seguinte após ser recebido.
  • Após 24h do horário do envio é possível que o e-mail não seja mais lido.
  • Existe um abismo na taxa de abertura entre 22h e 9h da manhã.
  • Mesmo assim os melhores horários pela média são: 10h, 20h, 14h e 6h.
  • É importante lembrar que temos fuso horários diferentes.
  • Enviar e-mails durante o horário de almoço tem tido bons resultados no geral.
  • Nos EUA alguns horários como o período entre 8h-10h e 15h-16h produzem os melhores resultados de CTR — cerca de 6% maior.
  • E-mails informativos tendem a ter mais sucesso pela manhã, e-mails que exigem respostas tendem a ter mais sucesso à tarde.

Como descobrir o melhor dia para enviar email marketing no MailChimp

Descubra no MailChimp o seu melhor dia para enviar e-mail

unsplash-logoJared Rice

Seguindo o procedimento disponibilizado na ferramenta, fiz o download do arquivo com o registro de todas as campanhas enviadas (de todas as listas).

Em seguida, filtrei somente pelos dados da lista em análise e ordenei por dia da semana.

Por último, basta fazer uma fórmula simples para calcular a média para cada dia da semana.

Veja na figura abaixo uma parte do resultado:

Ranking do melhor dia para enviar e-mail

Para a lista em questão, o ranking final do melhor dia para enviar e-mail, segundo as taxas de abertura pelo dia da semana foi:

Segunda: 33,7%
Terça: 28,9%
Quarta: 28,0%
Quinta: 26,1%
Sexta: 23,8%
Sábado: 28,9%
Domingo: 18,6%

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O que achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo.

Um abraço,

Fabrício Yutaka Fujikawa

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PS2: foto de destaque da matéria por Estée Janssens em Unsplash.

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