Olá, tudo bem? Neste estudo de caso completo, você vai ver técnicas aplicadas e os resultados obtidos num projeto de SEO para ecommerce de semijoias.
O site em questão é Anna Rosa Semijoias, uma loja online de semijoias finas.
À medida que o tempo for passando, atualizarei o post com os resultados obtidos.
Otimização da ficha do Google Meu Negócio (SEO Local)
O primeiro passo foi otimizar a ficha do Google Meu Negócio com boas práticas de SEO Local.
A descrição da empresa foi alterada de:
Somos uma marca com estilo próprio, especializada no universo feminino. Buscamos atender nossas clientes com acessórios sofisticados e de alta qualidade, garantindo que todas se sintam únicas e lindas! Nossos produtos contemplam diversas linhas: delicada, discreta, fashion, luxuosa, sofisticada, moderna, tradicional, básica, clássica. Oferecemos beleza, inovação, ousadia e variedade, aliado a seriedade e atendimento de alto nível.
… para:
Loja de semijoias finas para mulheres com bom gosto.
Anéis, brincos, colares, semijoias para festas e para noivas, pulseiras e acessórios sofisticados, para você se sentir única e linda!
Quer ideias de presentes para sua mãe, amiga ou namorada? A Anna Rosa Semijoias tem as dicas perfeitas.
Nossos produtos contemplam diversas linhas: delicada, discreta, fashion, luxuosa, sofisticada, moderna, tradicional, básica, clássica.
E o que é melhor: na seção Outlet você encontra semijoias em promoção, com descontos especias.
Se você busca beleza, inovação, ousadia e variedade, aliado a seriedade e atendimento de alto nível, compre semijoias online conosco!
Atendemos clientes de todo o Brasil e ficamos pertinho de quem é de Porto Alegre.
Além disso, publicamos as fotos do catálogo de produtos da loja virtual.
Finalmente, implementamos uma agenda de publicação automatizada de posts com a ferramenta Publer.io (link de afiliado).
Para comparação futura, aqui estão os indicadores de performance da ficha em 06/01/2020. Alguns dados sensíveis foram ocultados.
A quantidade de visualizações da ficha teve uma queda abrupta entre 12 e 13/dezembro. Se conseguirmos apurar o que houve, registraremos aqui posteriormente.
Otimização da Loja Virtual (On-Page SEO)
A palavra-chave principal para a otimização SEO da loja será: “semijoias finas”.
Em 14/01/2020, foram feitas as revisões de TITLE e DESCRIPTION da home e das páginas de categorias.
Link Building
Em 21/01/2020, iniciamos o processo de link building. Para fins de referência, segue diagnóstico de backlinks da plataforma ahrefs.com nesta data.
Por enquanto, é só. Espero trazer novas notícias (e números) em breve 😉
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
Atualização de 03/02/2020
Veja na figura abaixo o aumento de usuários visitando o site (a maior parte por Google Ads) e as primeiras conversões acontecendo.
Como era de se esperar o canal Busca Orgânica (SEO) é a de melhor taxa de conversão (retângulo azul na imagem).
Agora, é só aumentar a audiência vinda de busca orgânica 💪💪💪
Atualização de 31/10/2020
No gráfico abaixo, veja o aumento da audiência orgânica para o blog, resultante do trabalho de SEO feito para este e-commerce.
4 respostas em “SEO para ecommerce de semijoias”
Boa noite , gostaria de saber sobre vender seme joias e perfumes pela internet. Feicibook, Instagram, e Whatsapp ??
Olá, Doraci! Muito obrigado pelo comentário! Uma excelente fonte de conteúdo sobre o assunto é o E-commerce Brasil: https://www.ecommercebrasil.com.br/
Os cursos PratiCanvas (https://praticanvas.com.br/) e KitIndica (https://kitindica.com.br/) também podem ser úteis 🙂
Um abraço,
Fabrício
Qual seria as melhores palavras chave para site de semijoias usadas no google ads?
Olá Anique, muito obrigado pelo comentário e me desculpe pela demora na resposta. Algo ocorreu e não vi a notificação do seu comentário.
As melhores palavras-chaves dependem do seu objetivo com o conteúdo que vai criar. Há mais de uma resposta certa, entende?
Sucesso com os negócios!
Um abraço,
Fabrício