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SEO para Sites: um macarrão milenar preparado com técnicas modernas

Olá, tudo bem? Veja neste post um estudo de caso de SEO para sites, que tem como objetivo alcançar a primeira página do Google com a palavra “yakisoba” ou “yakissoba” — assim mesmo, sozinha, bem topo de funil.

Quando se quer criar conteúdo para uma palavra-chave, o primeiro passo é validar se realmente vale a pena disputar essa palavra.

Então vamos começar?

Análise da palavra-chave: yakisoba

Segundo a ferramenta Ubersuggest, do Neil Patel, a palavra yakisoba tem o seguinte diagnóstico:

Análise da palavra-chave yakisoba no Ubersuggest
Análise da palavra-chave yakisoba no Ubersuggest

Ela tem um alto volume de buscas e um nível de dificuldade médio-alto.

Geralmente, não seria recomendável, por exemplo, que um restaurante novo, que estivesse lançando seu site, tentasse disputá-la.

Porém, como o site Cozinha Japonesa tem uma autoridade razoável, acredito que seja possível criar um conteúdo para alcançar a primeira página do Google.

Visão geral do domínio cozinhajaponesa.com.br no Ubersuggest
Visão geral do domínio cozinhajaponesa.com.br no Ubersuggest

Em seguida, vamos estudar a intenção de busca para descobrir que tipo de conteúdo o internauta espera receber ao fazer sua busca no Google.

Análise da intenção de busca (search-intent)

Veja os os resultados da primeira página do Google para a palavra yakisoba:

Resultados da primeira página do Google, em modo anônimo, para a palavra yakisoba
Resultados da primeira página do Google, em modo anônimo, para a palavra yakisoba

Nela, encontramos os seguintes tipos de conteúdo:

  1. Receitas (textos que podem ou não ter vídeos)
  2. Conteúdo informativo
  3. Pacote do Google Maps (Restaurantes)
  4. Vídeos de receitas
  5. Listas de receitas
  6. Perguntas frequentes
  7. Descobrir mais lugares (Outros restaurantes)
  8. Pesquisas relacionadas

Veja que não existe apenas um tipo de conteúdo, o que mostra que o Google ainda não sabe exatamente o que essa pessoa que fez a busca está procurando.

Por isso, ele apresenta uma variedade de tipos de conteúdo.

Surpreendentemente, reparou que o número “5” (listas de receitas) é o único resultado de um tipo de conteúdo diferente dos demais?

Agora, vamos analisar mais em profundidade como é sua estrutura.

Análise das oportunidades de conteúdo (content gap)

Veja abaixo o conteúdo do artigo do tipo 5 (listas de receitas):

Artigo: com lista de receitas de yakisoba
Artigo: com lista de receitas de yakisoba (fonte)

É um artigo bastante objetivo, que divide as receitas de yakisoba em macarrão cozido e macarrão frito.

Cada seção tem uma imagem e cada receita tem um parágrafo com um comentário específico para ela.

Curiosamente, todos os links são do tipo “dofollow”, o que minimiza o potencial de SEO da página.

O site que hospeda esse conteúdo é muito forte em termos de SEO:

Visão geral do domínio receiteria.com.br no Ubersuggest
Visão geral do domínio receiteria.com.br no Ubersuggest

Em seguida, vamos pensar sobre o novo conteúdo que criaremos.

Definição do conteúdo da nova página

Como o objetivo deste estudo de caso é focar na produção do conteúdo puramente do ponto de vista de SEO, sem envolver um especialista em culinária.

Além disso, já temos receitas de yakisoba publicadas no site Cozinha Japonesa.

Por isso, usaremos a estratégia de SEO abaixo.

Criaremos uma página no site, que terá:

  • As melhores receitas de yakisoba (serão usadas as apresentadas na primeira página do Google, com navegação em modo anônimo);
  • As receitas do próprio site Cozinha Japonesa;
  • Origem e história do prato;
  • As respostas às perguntas mais frequentes feitas na busca do Google;
  • As respostas às perguntas mais frequentes, segundo a ferramenta Answer The Public;
Mapa mental do conteúdo sobre yakisoba
Mapa mental do conteúdo sobre yakisoba criado com a ferramenta MindMeister (link de afiliado)

Serão desconsiderados os anúncios e os resultados que agregam um conjunto de receitas. Apenas os resultados que apresentam uma receita do prato serão usados.

Cada receita será analisada, terá um ponto forte escolhido como seu destaque e será feito um vídeo no YouTube com essas receitas. Esse vídeo também será divulgado na página.

A hipótese é que montando esse conteúdo, entregaremos mais valor ao usuário que faz a busca por yakisoba e mereceremos uma posição na primeira página do Google para essa palavra.

Em algumas semanas, descobriremos se essa hipótese é válida, ou não.

Seguindo, em 01/01/2020, estes são os resultados das páginas 1 e 2 do Google para a palavra yakisoba (em modo anônimo):

Resultado da primeira página do Google para a palavra "yakisoba", em 01/01/2020
Resultado da primeira página do Google para a palavra “yakisoba”, em 01/01/2020
Resultado da segunda página do Google para a palavra "yakisoba", em 01/01/2020
Resultado da segunda página do Google para a palavra “yakisoba”, em 01/01/2020

Nos retângulos pontilhados, estão os tópicos que serão usados para construir o novo conteúdo.

Por enquanto, é só. À medida que o trabalho for desenvolvido, este post sobre como fazer SEO para sites usando a palavra yakisoba será atualizado. Fique de olho 😉

Atualizações do Estudo de Caso

04/01/2020

Uma das duas receitas do Site Cozinha Japonesa foi atualizada para incluir as marcações de dados estruturados do tipo receita, conforme a convenção Schema.org.

Essa receita será linkada a partir do novo conteúdo.

05/01/2020

A segunda receita do Site Cozinha Japonesa que será linkada a partir do novo conteúdo também foi atualizada para incluir as marcações de dados estruturados do tipo receita, conforme a convenção Schema.org.

11/01/2020

A nova página sobre yakisoba foi publicada. O slug anterior da categoria foi renomeado e foram colocados links para o novo conteúdo tanto na página da categoria, quanto nas páginas das duas receitas que já existiam.

Foi solicitada uma reindexação do conteúdo no Google Search Console.

Também foi criado este vídeo recortando a parte do conteúdo das perguntas mais frequentes, que foi publicado no YouTube e embedado na página:

Na descrição do vídeo, foi colocado um backlink para a matéria.

13/01/2020

Feito contato com aproximadamente 30% dos autores dos conteúdos relacionados na matéria informando da divulgação. Os demais, não foi possível contatar.

14/01/2020

Criação de links internos para o novo conteúdo.

Uma resposta em “SEO para Sites: um macarrão milenar preparado com técnicas modernas”

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