Olá,
Hoje trago um caso de recuperação da entregabilidade de email.
O cliente me enviou a seguinte mensagem por email:
Olá, Estou com o problema de entregabilidade da minha newsletter por email.
Desde o dia 30/01, minha taxa de abertura para meus leads quentes (pessoas que abriram pelo menos um dos meus emails nos últimos 7 dias), foi de 24% para 5%.
Acredito que a mudança veio com alguma alteração do active campaign (a plataforma de email que utilizo). Até então, era enviado através do servidor deles. E com essas alterações os emails começaram a vir do meu domínio e ip.
Entendo pouco sobre entregabilidade. Quero voltar (e até aumentar) a taxa de entrega e abertura que eu tinha.
Por isso, gostaria de saber sobre a sua consultoria. Podemos marcar uma call amanhã (terça)?
Informações revelantes:
Mensagem enviada por email pelo cliente.
- Atualmente, utilizo o sistema do Active Campaign para o envio de emails.
- Todos os meus inscritos vieram após o optin.
- Faço uma limpeza automática (removendo não abridores dos últimos 30 dias) e uma limpeza manual, removendo quem deu optin mas nunca abriu nenhuma campanha em 7 dias.
O que me chamou a atenção no caso foi a abordagem arrojada de remover quem fez opt-in mas não abriu nenhuma mensagem no prazo de 7 dias.
Conversando com o cliente, entendi que se devia ao seu negócio: astrologia. Claro, fazia todo o sentido! Um negócio que trabalha com informação que tem “prazo de validade de um dia” precisa fazer uma gestão arrojada. O “produto” é mais perecível que muitos alimentos 🙂
O diagnóstico foi de falta de configurações de autenticação de email e de boas práticas de gestão baseada em engajamento da lista de assinantes.
A lista de assinantes era muito bem segmentada e o volume de envio era bem alto (mais de 500 mil emails por dia).
Antes das mudanças na plataforma ActiveCampaign (devido às alterações do Google e Yahoo em Fevereiro/2024), as mensagens eram assinadas pelo domínio da ActiveCampaign.
Com as mudanças, elas passaram a ser assinadas pelo domínio do cliente e a entregabilidade caiu abruptamente.
No início de Fevereiro/24, fizemos uma consultoria em autenticação e otimização da entregabilidade de e-mails.
Implementamos padrões de autenticação como SPF, DKIM e DMARC. Avaliamos práticas de gestão de sua lista de e-mails, como remoção de endereços inativos e aprimoramento do engajamento dos inscritos.
Além disso, usamos Warmupinbox como automação para acelerar a recuperação de sua reputação como remetente.
Confira os resultados!
Evolução da recuperação da reputação do domínio:
Evolução da taxa de spam:
Evolução da taxa de autenticação DKIM, SPF e DMARC:
Comparação visual da performance das campanhas antes/depois (o plano de assinatura carece de uma visão consolidada):
Isenção de responsabilidade: alguns links que compartilho são links afiliados. Você não será cobrado a mais por clicar e comprar por meio deles, mas posso receber uma comissão. Eu endosso apenas sites e produtos em que confio e uso pessoalmente.
Você tem alguma dúvida sobre automação ou entregabilidade de email? Comente abaixo que responderei.
Até a próxima,
Fabrício