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Diário de Entregabilidade de Email – 23 de Março de 2024

Olá,

Hoje trago um caso de recuperação da entregabilidade de email.

O cliente me enviou a seguinte mensagem por email:

Olá, Estou com o problema de entregabilidade da minha newsletter por email.

Desde o dia 30/01, minha taxa de abertura para meus leads quentes (pessoas que abriram pelo menos um dos meus emails nos últimos 7 dias), foi de 24% para 5%.

Acredito que a mudança veio com alguma alteração do active campaign (a plataforma de email que utilizo). Até então, era enviado através do servidor deles. E com essas alterações os emails começaram a vir do meu domínio e ip.

Entendo pouco sobre entregabilidade. Quero voltar (e até aumentar) a taxa de entrega e abertura que eu tinha.

Por isso, gostaria de saber sobre a sua consultoria. Podemos marcar uma call amanhã (terça)?

Informações revelantes:

  • Atualmente, utilizo o sistema do Active Campaign para o envio de emails.
  • Todos os meus inscritos vieram após o optin.
  • Faço uma limpeza automática (removendo não abridores dos últimos 30 dias) e uma limpeza manual, removendo quem deu optin mas nunca abriu nenhuma campanha em 7 dias.
Mensagem enviada por email pelo cliente.

O que me chamou a atenção no caso foi a abordagem arrojada de remover quem fez opt-in mas não abriu nenhuma mensagem no prazo de 7 dias.

Conversando com o cliente, entendi que se devia ao seu negócio: astrologia. Claro, fazia todo o sentido! Um negócio que trabalha com informação que tem “prazo de validade de um dia” precisa fazer uma gestão arrojada. O “produto” é mais perecível que muitos alimentos 🙂

O diagnóstico foi de falta de configurações de autenticação de email e de boas práticas de gestão baseada em engajamento da lista de assinantes.

A lista de assinantes era muito bem segmentada e o volume de envio era bem alto (mais de 500 mil emails por dia).

Antes das mudanças na plataforma ActiveCampaign (devido às alterações do Google e Yahoo em Fevereiro/2024), as mensagens eram assinadas pelo domínio da ActiveCampaign.

Com as mudanças, elas passaram a ser assinadas pelo domínio do cliente e a entregabilidade caiu abruptamente.

No início de Fevereiro/24, fizemos uma consultoria em autenticação e otimização da entregabilidade de e-mails.

Implementamos padrões de autenticação como SPF, DKIM e DMARC. Avaliamos práticas de gestão de sua lista de e-mails, como remoção de endereços inativos e aprimoramento do engajamento dos inscritos.

Além disso, usamos Warmupinbox como automação para acelerar a recuperação de sua reputação como remetente.

Confira os resultados!

Evolução da recuperação da reputação do domínio:

Evolução da recuperação da reputação do domínio após as mudanças de Google e Yahoo sobre autenticação de email de Fevereiro/2024.

Evolução da taxa de spam:

Evolução da taxa de spam após as mudanças de Google e Yahoo sobre autenticação de email de Fevereiro/2024.

Evolução da taxa de autenticação DKIM, SPF e DMARC:

Evolução da taxa de autenticação DKIM, SPF E DMARC após as mudanças de Google e Yahoo sobre autenticação de email de Fevereiro/2024.

Comparação visual da performance das campanhas antes/depois (o plano de assinatura carece de uma visão consolidada):

Diário de Entregabilidade de Email – 23 de Março de 2024 2
Diário de Entregabilidade de Email – 23 de Março de 2024 3

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Você tem alguma dúvida sobre automação ou entregabilidade de email? Comente abaixo que responderei.

Até a próxima,
Fabrício

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